Natureza pura

domingo, 1 de novembro de 2009

Guerra total...extremínio em massa.


Para vencer a guerra do roubo das terras Índias os brancos recorreram a todos os meios , a luta directa em grandes batalhas e chacinas de aldeias inteiras.A difusão de novas "armas" como o alcoolismo e a guerra bacteriológica. O frio e a fome foram outras estratégias para levar de vencida esta guerra.
As reservas estavam situadas em locais com pouca caça e onde as actividades agrícolas eram impossíveis de concretizar. Durante a guerra franco-índia do séc.XVIII, as forças britânicas distribuíram aos  indígenas, mantas e tendas que tinham sido utilizadas por doentes com VARÍOLA, com a intenção de os matar pela doença como assim veio a acontecer. Noutras ocasiões envenenaram-nos directamente com bebidas tóxicas.Também se contaminaram as suas reservas de água com animais mortos.
Finalmente , a maioria das "batalhas" não foram senão simples matanças de todos os seres vivos duma determinada tribo: VELHOS, MULHERES; CRIANÇAS.
 

Outras vezes exterminaram os cavalos, imprescindíveis para a caça do BISONTE.
As  peles destes animais, vitais para a sobrevivência dos índios tinham muito valor na América do Norte e na Europa, por esse motivo o seu extermínio pelos caçadores brancos.
A vitória final do domínio branco deveu-se também à divisão entre as tribos, estas viviam em sociedades organizadas de formas distintas.Muitos índios alistaram-se no exército o que trouxe valores inesperados já que eram grandes conhecedores dos costumes e tácticas dos seus irmãos.
Militarmente os indígenas nunca constituíram uma frente única e sólida frente ao expansionismo branco.
A supremacia tecnológica do homem branco levou inevitavelmente à derrota final destes povos.
A rendição dos SIOUX em White Lay Creeck, a 15 de janeiro de 1891 foi o ponto final das guerras Índias.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário